segunda-feira, 13 de julho de 2015

TATUAR O CORPO É PECADO?

            É comum em nosso tempo as pessoas se tatuarem por diversas razões, as vezes para homenagear um namorado ou namorada; por causa dos pais; dos filhos; do time e até por causa de Jesus! Mas a pergunta é lógica: o crente pode tatuar o corpo? Há vinte anos atrás a tatuagem era vista como algo que associava a pessoa a malandragem, a droga, ao rock, o que não é mais visto desta forma pela sociedade.  Hoje jogadores de futebol tatuam o corpo, atores e atrizes, cantores, com nome de filhos, cônjuges, amantes e alguns com o nome de Cristo. Mas é pecado ou não tatuar? Embora, aqueles que vão tatuar o corpo tem que entrar em um ambiente “pesado”, uma sala cheia de caveiras, imagens satânicas, monstros e outros, conforme relato de pessoas em contato comigo, que já se tatuou e hoje se arrepende profundamente! Não posso afirmar categoricamente que todos as salas de tatuadores sejam nesse nível opressor espiritualmente, com essas figuras macabras!
A origem da Tatuagem como meio de Revelação de Sua Identidade
Primeiramente precisamos ver a origem do uso da tatuagem para descobrirmos a sua real identidade. Povos pagãos antes de Cristo já usavam a tatuagem para participarem de ritos e atos de violência entre tribos. Inicialmente eram marcas de cicatrizes adquiridas em guerras, lutas corporais ou caças. Essas cicatrizes eram motivo de orgulho e reconhecimento ao homem que as possuísse, pois representavam força e vitória. Com essa ideia de que as marcas eram sinônimo de vitalidade, as cicatrizes foram substituídas por desenhos com tintas vegetais e espinhos introduzidos na pele.[1] No Império Romano, por exemplo, apenas os soldados eram tatuados com uma sigla SPQR que significa “para o Senado e o povo de Roma”. Os soldados que eram considerados uma classe inferior no Império utilizavam essas siglas tatuadas, gente nobre em Roma não se tatuava![2]
 Você sabe a identidade de algo quando ela é criada ou inventada, porque nesse momento é revelado o seu propósito, sua essencia. Logo, a origem da identidade da tatuagem é associada com ritos pagãos, violência e guerras. Você pode argumentar que alguns usam a tatuagem com propósitos diferentes, colocando o nome do filho, da esposa, do amante, do pai ou da mãe! Em alguns casos a cruz, o nome de Cristo, e por causa desse uso, seria justificável a tatuagem! Seria mesmo? O uso diferente da tatuagem não muda sua identidade. Ainda ela usada para paganismo, ritos satânicos, gangues, símbolos de tropas de elite ou de guerra, em presidiários que desenham tatuagens de cruz ou caixões para ostentar seus assassinatos. Você serviria leite puro em um pinico usado para alguém? Seria o mesmo que colocar o nome de Cristo associado a identidade da tatuagem? Ou seja, a tatuagem continua sendo usada pela maioria para os mesmos propósitos que a fizeram existir,  e o uso para outros fins não mudam sua identidade!
O Testemunho do crente na Sociedade
Certa vez assisti uma reportagem do Jornal Hoje sobre o Rock in Rio, onde alguns eram entrevistados, a repórter começou a mostrar o quanto os admiradores de Rock eram tatuados. Ela parou um homem, que tinha todo o corpo tatuado, e perguntou a ele o que ele fazia, qual era sua profissão? Qual você diria? Eu pensei que era analista de sistema, web designer, skatista profissional, autônomo, vocal de uma banda de rock, empresário de algum ramo relacionado ao Rock, algo nessa direção. Mas ele disse que era missionário, um pastor! Não tem coerência com o Evangelho santo, puro e simples, que é apresentado pela Escritura. Deformar o corpo  daquela forma, com a desculpa de usar isso como ponto de contato com os admiradores do Rock é no mínimo tolo!  Imagine ele em um púlpito de uma igreja evangélica nos padrões normais, seria ele instrumento de edificação ou de escândalo para igreja e para os visitantes? Sei que existem irmãos que antes de converter fizeram tatuagens e não tem condições de tirar, não me refiro a estes, me refiro a alguém que usa a desculpa de evangelizar os marginalizados pela igreja, e por isso faz tatuagem. Paulo afirma que se alguma atitude minha escandaliza alguém de mente mais fraca, considerando que tatuagem é escândalo para a igreja evangélica brasileira na maior parte e não que quem condena é de mente fraca, não devo usar ou praticar certas coisas que necessariamente não são erradas, mas culturalmente são consideradas como erro ou pecado (1 Co 8.9; Rm 14. 1-12). Isso não significa que considero a tatuagem algo aprovado pela Escritura, o próximo ponto esclarecerá isso, mas que ainda que a Bíblia não falasse nada sobre isso, só o fato de escandalizar a igreja ou incrédulos, já seria suficiente para condenar a tatuagem!
O que a Escritura fala sobre a Tatuagem?
            O primeiro texto que mais claramente fala a respeito da tatuagem é Levítico 19. 28: Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.  O contexto aqui são as instruções de Deus através de Moisés para o povo de Israel na peregrinação, que possuiria uma terra habitada por povos pagãos que tinham como pratica a tatuagem, que aqui é chamada de “marca” (porque o nome tatuagem é algo moderno e inicialmente os povos faziam marcas, como já explicado), para que Israel não se assemelhasse a esses povos. Levítico é o livro que revela a santidade de Deus e o padrão exigido de moral e ética para o seu povo! Porque tantas exigências? Quando o povo de Israel fizesse as mesmas marcas, naturalmente estariam se associando as práticas místicas e pagãs que aquelas marcas simbolizam para o mundo antigo. Tatuar naquele caso seria uma forma de associação cultural e religioso pela identidade da tatuagem, como expliquei no início. Marcar o corpo com as divindades, como aqueles povos faziam, era uma forma de desfigurar o homem que foi criado a imagem e semelhança de Deus. Em Deuteronômio 14.1-2 é repetido essa ordem de Deus para o povo de Israel, a nova geração, que entraria em breve na terra prometida, onde é apresentado a razão da proibição de marcar o corpo: “Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto. Porque sois povo santo ao SENHOR vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio. ” Aqui temos declarações mais especificas para a proibição: “Filhos sois do SENHOR, vosso Deus;...” Somos de Deus e nada que possa nos identificar com o povo ímpio, pagão, místico, violento, deve ser praticado por nós! Deus nos escolheu dentre bilhões para ser seu povo de propriedade exclusiva, sacerdócio real, nação santa para proclamar quem Deus é para o mundo (1 Pe 2.9). Como podemos fazer isso? Falando do Evangelho e vivendo diferente do mundo. Se eu me visto como o mundo, tatuo o meu corpo como qualquer pessoa mundana, falo como qualquer pessoa ímpia, tenho os mesmos vícios, vou nos mesmos lugares, estaria vivendo como sal e luz no mundo? As marcas de Cristo são na alma, embora as vezes são feitas pelos perseguidores no nosso corpo, mas como fruto de perseguição e não de tatuagem (Gl 6.17)!
            Considerações Finais
            Entendo que a tatuagem é identificada com violência, vandalismo, imoralidade, gangues, ritos pagãos, mesmo que muitos usem símbolos inofensivos ou até mesmo do cristianismo. A mudança do uso por uma minoria não muda a origem e identidade de marcar o corpo.
            Marcar o corpo é algo proibido pela Escritura claramente pela razão acima. Outro motivo bíblico para a tatuagem ser condenada é que fomos criados a imagem de Deus e marcar o corpo é ofender a Deus, porque o corpo também faz parte dessa imagem. Minha opinião é que qualquer mudança no corpo que não seja por razões medicas e corretivas, não estão de acordo com a vontade de Deus, mas em conformidade com a vaidade humana e a cultura mundana!
            O crente deve ser identificado não somente pela pregação do Evangelho, mas deve ser identificado pela roupa, práticas, lugares que frequenta, linguajar, conduta em geral. Não existe uma regra de moda na Bíblia, mas existe a ordem de ser prudente, santo, sensato, luz e sal no mundo. É logico que não estou defendo legalismo ou que o cristianismo essencialmente é roupa, linguajar e outros, mas que o crente que é rendido aos pés de Cristo verdadeiramente, busca ser no seu externo um exemplo e não um escândalo para o Evangelho!
            Logo, tatuagem é pecado! Com exceção daqueles que converteram depois que fizeram e não podem tirar por falta de recursos financeiros. Mas é pecado para aquele crente que intencionalmente e com rebeldia faz a tatuagem para se adequar a cultura anti Deus, a tribo de amigos, ao mundo e não a Escritura. Sei que muitos crentes que fizeram se arrependem de ter feito, e se veem em uma situação difícil, porque como demostrarão arrependimento externamente? O importante é que internamente se arrependeram e não querem mais fazer, contudo, as consequências no corpo continuarão testemunhando contra a consciência. Ainda que retirem a tatuagem, alguma lembrança física certamente ficará! Vejo que o caminho é servir de testemunho para outros que crentes que ignorantemente querem fazer o mesmo!
Lembre-se sempre disso: Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto. Porque sois povo santo ao SENHOR vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.
Márcio Willian Chaveiro



[2] http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/110932

2 comentários:

  1. Paz!!

    Só não entendi a questão do "corpo" fazer parte da imagem de Deus. Deus é Espírito e com certeza nossa imagem e semelhança com ele esta em Seus atributos comunicáveis ao homem como amor,moralidade,etc...
    Em Cristo,
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Mário César, é verdade que Deus é Espírito Puríssimo, mas se o corpo é parte integrante do homem, que é composto de corpo e alma. O homem foi criado de tal forma a imagem de Deus, que proporcionou condições para que Ele encarnasse! Se o corpo não estivesse envolvido nesse aspecto de imagem e semelhança, como Deus (Cristo) teria encarnado? O homem como um todo é a imagem e semelhança. Porque Deus ordenou após o diluvio, que o homem que matasse outro homem deveria ser morto, porque o homem foi criado a imagem de Deus (Gn 9.6)?

    ResponderExcluir