quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O HOMEM CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS! O QUE ISSO SIGNIFICA?



De todos os seres criados, Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança. É importante dizer que biblicamente os dois termos: imagem e semelhança são as mesmas coisas. É normal na literatura hebraica enfatizar uma verdade com termos diferentes. Qualquer tentativa de diferenciar esses termos promoverá uma interpretação errada do texto.
No mesmo livro Moisés usa esses termos indistintamente:
Gênesis 1.26
Gênesis 1.27
Gênesis 5.1
Gênesis 5.3
Gênesis 9.6
As duas palavras
Somente imagem é usada
Somente semelhança é usada
As duas palavras são usadas inversamente
Somente a palavra imagem

Essa semelhança é limitada, finita, mas aponta para o Criador.    O teólogo Hoekema cita Calvino em seu livro “Criados à Imagem de Deus” para explicar o significa o homem ter sido criado a imagem de Deus:
A integridade com a qual Adão foi dotado é expressa por esta palavra (imagem ou semelhança divina), quando tinha plena posse do correto entendimento, quando tinha suas afeições mantidas dentro dos limites da razão, todos seus sentidos moderados em ordem correta, e ele verdadeiramente atribuía sua excelência aos dons excepcionais concedidos a ele pelo seu Criador.[1]

De que modo foi criado o homem à imagem e semelhança de Deus? Alguns pensam que foi no sentido do livre arbítrio. Outros veem nessa declaração uma triunidade no homem - corpo, alma e espírito (como um reflexo da Trindade). Ainda outros defendem a ideia de que Deus tem um corpo e o homem foi criado segundo a fisicalidade dele. Mas nenhuma dessas visões tem suporte no contexto de Gênesis ou no restante das Escrituras.
É preciso explicar que essa semelhança do homem para com Deus não é no sentido físico. Em nenhum aspecto estes termos indicam alguma semelhança física entre o homem e seu Criador. Por uma razão simples, Deus não tem corpo, matéria, é um Espírito puríssimo. Não tem partes, não é composto por nada. Jesus declarou essa verdade ao falar como o Pai deve ser adorado: 
Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai...Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores (João 4. 21,23).
Aponto aqui alguns aspectos que envolvem essa ideia do homem ter sido criado a imagem e semelhança de Deus:
§  O homem foi esculpido para ser semelhante a Deus,
§  Uma representação limitada do ser de Deus
§  O homem é o reflexo de Deus
§  O ser humano foi criado à imagem do Deus vivo e poderoso, e resplandecia o seu criador por meio de sua pessoalidade, racionalidade, capacidade de pensar e tomar decisões, enfim os atributos análogos que possuía com o seu criador.
      O termo “façamos” nos ensina que a criação do homem e da mulher partiu do Deus triuno. A união do homem e da mulher,  expressa a relação entre a Trindade e o povo da aliança. O que nos mostra a singularidade do casamento instituído por Deus.
§  O homem foi criado para amar, ser justo, ser honesto, ser sincero, ser moral, relacionar, decidir, pensar, como uma forma de refletir a glória de Deus no mundo.
§  Os dois terem sido criados a imagem e semelhança de Deus significa dizer que não existe desigualdade humana entre o homem e a mulher.
§  A mulher não é inferior na sua constituição física em relação ao homem.
§  São diferentes em alguns aspectos emocionais, psicológicos, mas isso visa a complementação e não a disputa ou inferiorizarão.
A Escritura é clara ao dizer que Deus criou homem e mulher, macho e fêmea, portanto, são os únicos gêneros criados (Gn 1. 27): Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. É muito edificante para o verdadeiro crente estudar a Bíblia! Cada momento que a estudamos, mais surpresos ficamos, com seus ensinos inesgotáveis! Quando o Deus triuno cria o homem e a mulher, é dito a eles que deveriam se tornar uma só carne (Gn 2. 24). O que isso significa? O Dr. Van Groningen esclarece:
O homem e a mulher são o centro do núcleo familiar. O homem e a mulher devem se tornar uma só carne. Há uma bela união entre o triúno Deus,  - Pai, Filho e Espírito - , uma unidade espiritual, uma unidade divina, e como há um vínculo entre o Deus triúno e o ser humano homem e mulher, porque ele os criou à sua imagem, assim deve agora haver um vínculo entre o homem e a mulher, o marido e a esposa. Eles devem ser uma unidade. Eles devem ter, como se fossem mesmo, um coração, uma mente, um alvo e um propósito, quando unirem seus corpos para trazer a semente que Deus quer que eles tragam à sua criação. Como o vínculo no ser trinitário é um vínculo de vida e amor e assim como o vínculo entre Deus e as criaturas portadoras de sua imagem é um vínculo de vida e amor, assim o vínculo do casamento, o aspecto mais básico da família, é também um vínculo de vida e amor. É um vínculo para nunca ser quebrado.[2]
Pode parecer obvio o que vou afirmar, mas temos que olhar além da obviedade! Deus criou “homem e mulher”.  O ponto mais alto da criação, é o homem e da mulher, ambos carregam em si mesmos a imagem de Deus. O termo usado por Moisés para descrever o ato criativo de Deus, em relação ao homem e a mulher, é para homem zacar, macho e mulher é neqeba, fêmea . O interessante é que o texto afirma (Gn 1. 27): Criou Deus, pois, o homem à sua imagem e semelhança... O termo “homem”, é adam, que significa humanidade, portanto quer dizer que Deus criou a humanidade a sua imagem e semelhança, o que em seguida é especificado, dizendo que essa humanidade é formada a partir da união do macho e da fêmea: ...homem e mulher os criou.
O que Moisés explica com essas expressões é que homem e mulher são gêneros diferentes e ao mesmo tempo se encaixam perfeitamente, para um complemento! Quando o casamento é claramente instituído por Deus para a união do homem e da mulher (Gn 2.24), para que a partir dessa união se construa a família, o termo para homem é ish e para a mulher ishato. Essas expressões são usadas no Antigo Testamento para designar o gênero masculino e o gênero feminino. Existe um jogo de palavras feita por Moisés na narrativa da criação para expressar uma só verdade: o homem e a mulher são diferentes, porém se complementam para formar um só corpo, uma só união, que representa a relação de Deus com o seu povo!
Em tempos de ataques a masculinidade é preciso enfatizar essa verdade, como o SENHOR Jesus fez ao declarar (Mt 19 4-6): Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?  De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Um puritano anônimo alegou que quando dois tornam-se um pelo casamento: eles podem alegremente conceber a devida benevolência um ao outro; como dois instrumentos musicais corretamente ajustados fazem uma das mais agradáveis e doces harmonias num bem afinado dueto.[3]
            Foi o próprio Deus que estabeleceu essa união para expressar sua divindade ao mundo. Deus é a origem do casamento, da unidade familiar. O casamento e a família expressam a relação da trindade com o seu povo. É por isso que o Diabo procura destruir a família e criar outros modelos de família, para atacar a santidade de Deus. O mundo e a cultura moderna podem aprovar a união homoafetiva, mas para nós que cremos na Escritura como padrão absoluto para a vida, casal sempre será formado por “um homem e uma mulher”.
Através da união matrimonial do homem e da mulher, é que a sociedade seria formada e estabelecida os princípios morais, para o desenvolvimento social e cultural (Gn 1.28): E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
A bênção é pronunciada somente sobre a união conjugal do Homem e da Mulher:
·         A bênção divina só é dada sobre a união conjugal de um homem com uma mulher. Logo, poligamia, adultério, união estável homoafetiva, troca de casais, é pecaminoso e não tem a bênção de Deus, mas a maldição.
·         Outra verdade é que o homem e a mulher foram criados como realezas, carregam a imagem do Criador. São igualmente portadores da imagem de Deus.
·         Deus não aprova qualquer outra união conjugal que não seja aquela que Ele mesmo instituiu.
·         Gênesis 2.18 diz que a mulher deve ser uma auxiliadora que seja idônea ao homem. Paulo diz que a mulher foi feita por causa do homem e não o homem por causa da mulher (I Co 11.9).
·         A palavra hebraica negedh (idônea) transmite a ideia de "estar face a face com alguém". Essa é a palavra usada aqui. A mulher está face a face com o homem.
·         Isso não significa que ela seja menos que o homem. Gênesis 1.27 claramente declara que ela também é criada à imagem de Deus.

O Homem Representava a Criação diante de Deus
           
O homem foi criado perfeito e deveria dominar toda a criação para Deus. Os verbos utilizados na narrativa da criação são claros em relação ao homem: ...tenha ele domínio...(1.26); ...sujeitai-a; dominai...(1.28). Adão era o sacerdote, representava a criação diante de Deus, precisava dominar, desenvolver uma cultura a partir de um domínio equilibrado e justo sobre a criação. Quando ele cai, toda a criação representada por ele, logo ela recebe as maldições por causa da representatividade (Gn 3.17): ...maldita é a terra por tua causa... Somente o segundo Adão, poderá trazer restauração a criação, que até agora geme como que dores de parto, aguardando sua recriação (Rm 8. 20-22).
O homem era sacerdote por representar a criação diante de Deus; rei por governar para Deus; profeta porque recebia diretamente as ordens de Deus e as transmitia para a Eva e executava outras na criação. O homem caiu, e todos esses ofícios foram completamente afetados, necessitando de um segundo representante perfeito que pudesse ser provado e aprovado, para restaurar todas as coisas, por isso a promessa da semente da mulher (Gn 3.15).

Rei
Governava a criação para Deus: ...dominai...(1.28)
Sacerdote
Representava a criação diante de Deus (Gn. 2. 15): Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Profeta
Era boca de Deus para Eva e para a criação (Gn 2. 16-17): E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

O homem é a coroa da criação, e o objeto do especial cuidado de Deus.[4] A Escritura é a revelação da relação do Criador com sua criação mais importante, de como ela foi criada perfeita, como caiu, e como será restaurada completamente, em Cristo!
Alguns aspectos precisam ser destacados que muito nos ajudarão a entender a singularidade do homem em relação a todo o restante da criação:[5]
1.      A Criação do homem foi precedida por um conselho divino: O Deus triuno se aconselha para criar o homem a sua imagem e semelhança: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gn 1.28). Para nenhum outro ser criado ocorreu esse tipo de conselho divino tão claramente exposto, como no caso do homem.
2.      A criação do Homem foi, um ato imediato de Deus: Para todas as outras partes da criação ocorrem verbos que denotam uma criação diferente da criação imediata do homem: E disse: produza a terra, ervas que deem semente, e árvores frutíferas que deem frutos segundo a sua espécie... Povoem-se as águas de enxames de seres viventes....Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie. Mas com relação ao homem é dito: Criou Deus, pois, o homem...
3.      O Homem foi criado como um Tipo Divino: Cada ser criado foi feito segundo a sua espécie, as aves, peixes, e demais animais. Eles eram tipificações deles mesmos, mas o homem não se enquadra em nenhum desses casos. O homem foi criado tipificando a Deus: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança... Obviamente, guardada as devidas proporções!
4.      Dois elementos diferentes na Natureza Humana: O corpo foi criado a partir da matéria, do pó da terra, uma matéria preexistente. A alma foi uma produção direta de Deus, sem nada preexistido, mas sendo produzido pelo sopro do SENHOR. O que revela que o homem foi criado com dois elementos que o compõem: corpo e alma.
Considerações Gerais

            Para entender a essência do homem é preciso partir do pressuposto correto, que Deus como Criador do homem, e este criado a imagem e semelhança do seu Deus! Acreditar que o homem é fruto de uma evolução da matéria ou algo parecido é desprezar o Criador e a sua criatura. Age justamente contrário ao que pensam os evolucionistas ateístas, o homem é menosprezado nesta visão e reduzido a um animal evoluído! Já na visão bíblica, o homem tipifica a Deus, expressa a imagem do Criador! Obviamente, antes da Queda! Após a Queda os crentes verdadeiros serão restaurados ao status de realeza em Cristo, de forma consumada, e então, será manifestado o que realmente somos!
            Voltemos os nossos olhos para essa grande verdade e louvemos ao Senhor por nos revelar esse fundamento seguro para a interpretação correta de nós mesmos. Somos recriados em Cristo, o que seremos plenamente, ainda não foi manifesto ao mundo, mas um dia será! Continuemos a nossa firme e certa caminhada olhando para o autor e Consumador da nossa fé, Jesus Cristo, o segundo Adão (Hb 12. 1-3)!
Márcio Willian Chaveiro




[1]HOEKEMA, Criados  à Imagem de Deus, Editora Cultura Cristã, 1999,p.56
[2] GRONINGEN, Van Groningen  e Harriet , A Família da Aliança , Cultura Cristã, 1997,  p. 37
[3] RYKEN, Leland Ryken, Santos no Mundo, FIEL, 1992,  p 58
[4] BERKHOF, 1998, p. 181
[5] Basicamente os tópicos e a essência foi tirada do livro do Berkhof, pp. 182-183, mas com comentários meus no corpo da argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário