De todos os
seres criados, Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança. É
importante dizer que biblicamente os dois termos: imagem e semelhança são as mesmas coisas. É normal na literatura
hebraica enfatizar uma verdade com termos diferentes. Qualquer tentativa de
diferenciar esses termos promoverá uma interpretação errada do texto.
No mesmo livro Moisés usa esses termos
indistintamente:
Gênesis
1.26
|
Gênesis
1.27
|
Gênesis
5.1
|
Gênesis
5.3
|
Gênesis
9.6
|
As duas palavras
|
Somente imagem é usada
|
Somente semelhança é usada
|
As duas palavras são usadas
inversamente
|
Somente a palavra imagem
|
Essa
semelhança é limitada, finita, mas aponta para o Criador. O teólogo Hoekema cita Calvino em seu livro
“Criados à Imagem de Deus” para explicar o significa o homem ter sido criado a
imagem de Deus:
A integridade com a qual Adão foi
dotado é expressa por esta palavra (imagem ou semelhança divina), quando tinha
plena posse do correto entendimento, quando tinha suas afeições mantidas dentro
dos limites da razão, todos seus sentidos moderados em ordem correta, e ele
verdadeiramente atribuía sua excelência aos dons excepcionais concedidos a ele
pelo seu Criador.[1]
De
que modo foi criado o homem à imagem e semelhança de Deus? Alguns pensam que
foi no sentido do livre arbítrio. Outros veem nessa declaração uma triunidade
no homem - corpo, alma e espírito (como um reflexo da Trindade). Ainda outros
defendem a ideia de que Deus tem um corpo e o homem foi criado segundo a
fisicalidade dele. Mas nenhuma dessas visões tem suporte no contexto de Gênesis
ou no restante das Escrituras.
É preciso explicar que essa semelhança do homem para com Deus não é no
sentido físico. Em nenhum aspecto estes termos indicam alguma semelhança física
entre o homem e seu Criador. Por uma razão simples, Deus não tem corpo,
matéria, é um Espírito puríssimo. Não tem partes, não é composto por nada.
Jesus declarou essa verdade ao falar como o Pai deve ser adorado:
Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a
hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai...Mas vem a
hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e
em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores (João 4.
21,23).
Aponto aqui
alguns aspectos que envolvem essa ideia do homem ter sido criado a imagem e
semelhança de Deus:
§ O homem foi esculpido para ser semelhante a Deus,
§ Uma representação limitada do ser de Deus
§ O homem é o reflexo de Deus
§ O ser humano foi criado à imagem do Deus vivo e poderoso, e
resplandecia o seu criador por meio de
sua pessoalidade, racionalidade, capacidade de pensar e tomar decisões,
enfim os atributos análogos que possuía com o seu criador.
O termo “façamos”
nos ensina que a criação do homem e da mulher partiu do Deus triuno. A
união do homem e da mulher, expressa a
relação entre a Trindade e o povo da aliança. O que nos mostra a singularidade
do casamento instituído por Deus.
§ O homem foi criado para
amar, ser justo, ser honesto, ser sincero, ser moral, relacionar, decidir,
pensar, como uma forma de refletir a glória de Deus no mundo.
§ Os dois terem sido criados a
imagem e semelhança de Deus significa dizer que não existe desigualdade humana
entre o homem e a mulher.
§ A mulher não é inferior na
sua constituição física em relação ao homem.
§ São diferentes em alguns
aspectos emocionais, psicológicos, mas isso visa a complementação e não a
disputa ou inferiorizarão.
A Escritura é
clara ao dizer que Deus criou homem e mulher, macho e fêmea, portanto, são os
únicos gêneros criados (Gn 1. 27): Criou
Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os
criou. É muito edificante para o verdadeiro crente estudar a Bíblia! Cada
momento que a estudamos, mais surpresos ficamos, com seus ensinos inesgotáveis!
Quando o Deus triuno cria o homem e a mulher, é dito a eles que deveriam se
tornar uma só carne (Gn 2. 24). O que isso significa? O Dr. Van Groningen
esclarece:
O homem e a mulher são o centro do núcleo familiar. O homem e a mulher
devem se tornar uma só carne. Há uma bela união entre o triúno Deus, - Pai, Filho e Espírito - , uma unidade
espiritual, uma unidade divina, e como há um vínculo entre o Deus triúno e o
ser humano homem e mulher, porque ele os criou à sua imagem, assim deve agora
haver um vínculo entre o homem e a mulher, o marido e a esposa. Eles devem ser
uma unidade. Eles devem ter, como se fossem mesmo, um coração, uma mente, um
alvo e um propósito, quando unirem seus corpos para trazer a semente que Deus
quer que eles tragam à sua criação. Como o vínculo no ser trinitário é um
vínculo de vida e amor e assim como o vínculo entre Deus e as criaturas
portadoras de sua imagem é um vínculo de vida e amor, assim o vínculo do
casamento, o aspecto mais básico da família, é também um vínculo de vida e
amor. É um vínculo para nunca ser quebrado.[2]
Pode
parecer obvio o que vou afirmar, mas temos que olhar além da obviedade! Deus
criou “homem e mulher”. O ponto mais alto da criação, é o homem e da
mulher, ambos carregam em si mesmos a imagem de Deus. O termo usado por Moisés
para descrever o ato criativo de Deus, em relação ao homem e a mulher, é para
homem zacar, macho e mulher é neqeba, fêmea .
O interessante é que o texto afirma (Gn 1. 27): Criou Deus, pois, o homem à sua imagem e semelhança... O termo
“homem”, é adam,
que significa humanidade, portanto
quer dizer que Deus criou a humanidade a sua imagem e semelhança, o que em
seguida é especificado, dizendo que essa humanidade é formada a partir da união
do macho e da fêmea: ...homem e mulher os criou.
O
que Moisés explica com essas expressões é que homem e mulher são gêneros
diferentes e ao mesmo tempo se encaixam perfeitamente, para um complemento!
Quando o casamento é claramente instituído por Deus para a união do homem e da
mulher (Gn 2.24), para que a partir dessa união se construa a família, o termo
para homem é ish e para a mulher ishato.
Essas expressões são usadas no Antigo Testamento para designar o gênero
masculino e o gênero feminino. Existe um jogo de palavras feita por Moisés na
narrativa da criação para expressar uma só verdade: o homem e a mulher são diferentes, porém se complementam para formar um
só corpo, uma só união, que representa a relação de Deus com o seu povo!
Em
tempos de ataques a masculinidade é preciso enfatizar essa verdade, como o
SENHOR Jesus fez ao declarar (Mt 19 4-6): Então,
respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e
mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua
mulher, tornando-se os dois uma só carne?
De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que
Deus ajuntou não o separe o homem. Um puritano anônimo alegou que quando dois
tornam-se um pelo casamento: eles podem alegremente conceber a devida
benevolência um ao outro; como dois instrumentos musicais corretamente
ajustados fazem uma das mais agradáveis e doces harmonias num bem afinado
dueto.[3]
Foi o próprio Deus que estabeleceu essa união para expressar sua divindade ao mundo. Deus é a origem do casamento, da unidade familiar. O casamento e a família expressam a relação da trindade com o seu povo. É por isso que o Diabo procura destruir a família e criar outros modelos de família, para atacar a santidade de Deus. O mundo e a cultura moderna podem aprovar a união homoafetiva, mas para nós que cremos na Escritura como padrão absoluto para a vida, casal sempre será formado por “um homem e uma mulher”.
Foi o próprio Deus que estabeleceu essa união para expressar sua divindade ao mundo. Deus é a origem do casamento, da unidade familiar. O casamento e a família expressam a relação da trindade com o seu povo. É por isso que o Diabo procura destruir a família e criar outros modelos de família, para atacar a santidade de Deus. O mundo e a cultura moderna podem aprovar a união homoafetiva, mas para nós que cremos na Escritura como padrão absoluto para a vida, casal sempre será formado por “um homem e uma mulher”.
Através da união matrimonial do homem e da
mulher, é que a sociedade seria formada e estabelecida os princípios morais,
para o desenvolvimento social e cultural (Gn
1.28): E Deus os abençoou e lhes
disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai
sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja
pela terra.
A bênção é
pronunciada somente sobre a união conjugal do Homem e da Mulher:
·
A bênção divina
só é dada sobre a união conjugal de um homem com uma mulher. Logo, poligamia,
adultério, união estável homoafetiva, troca de casais, é pecaminoso e não tem a
bênção de Deus, mas a maldição.
·
Outra verdade é
que o homem e a mulher foram criados como realezas, carregam a imagem do
Criador. São igualmente portadores da imagem de Deus.
·
Deus não aprova
qualquer outra união conjugal que não seja aquela que Ele mesmo instituiu.
·
Gênesis 2.18 diz que a mulher deve
ser uma auxiliadora que seja idônea ao homem. Paulo diz que a mulher foi feita
por causa do homem e não o homem por causa da mulher (I Co 11.9).
·
A palavra hebraica negedh (idônea) transmite a ideia de
"estar face a face com alguém". Essa é a palavra usada aqui. A mulher
está face a face com o homem.
·
Isso não significa que ela seja menos
que o homem. Gênesis 1.27 claramente declara que ela também é criada à imagem
de Deus.
O Homem
Representava a Criação diante de Deus
O homem foi criado perfeito e deveria dominar toda a criação para
Deus. Os verbos utilizados na narrativa da criação são claros em relação ao
homem: ...tenha ele domínio...(1.26);
...sujeitai-a; dominai...(1.28). Adão
era o sacerdote, representava a criação diante de Deus, precisava dominar, desenvolver uma cultura a
partir de um domínio equilibrado e justo sobre a criação. Quando ele cai, toda
a criação representada por ele, logo ela recebe as maldições por causa da
representatividade (Gn 3.17): ...maldita
é a terra por tua causa... Somente o segundo Adão, poderá trazer
restauração a criação, que até agora geme como que dores de parto, aguardando
sua recriação (Rm 8. 20-22).
O homem era sacerdote por
representar a criação diante de Deus; rei
por governar para Deus; profeta porque
recebia diretamente as ordens de Deus e as transmitia para a Eva e executava
outras na criação. O homem caiu, e todos esses ofícios foram completamente
afetados, necessitando de um segundo representante perfeito que pudesse ser
provado e aprovado, para restaurar todas as coisas, por isso a promessa da
semente da mulher (Gn 3.15).
Rei
|
Governava a criação para Deus: ...dominai...(1.28)
|
Sacerdote
|
Representava a criação diante de Deus (Gn. 2. 15): Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o
colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
|
Profeta
|
Era boca de Deus para Eva e para a criação (Gn 2. 16-17): E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De
toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do
bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente
morrerás.
|
O homem é a coroa da criação, e o objeto do especial cuidado de Deus.[4]
A Escritura é a revelação da relação do Criador com sua criação mais
importante, de como ela foi criada perfeita, como caiu, e como será restaurada
completamente, em Cristo!
Alguns aspectos precisam ser destacados que muito nos ajudarão a
entender a singularidade do homem em relação a todo o restante da criação:[5]
1.
A Criação do homem foi precedida por
um conselho divino: O Deus
triuno se aconselha para criar o homem a sua imagem e semelhança: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a
nossa semelhança (Gn 1.28). Para nenhum outro ser criado ocorreu esse tipo
de conselho divino tão claramente exposto, como no caso do homem.
2.
A criação do Homem foi, um ato
imediato de Deus: Para
todas as outras partes da criação ocorrem verbos que denotam uma criação
diferente da criação imediata do homem: E
disse: produza a terra, ervas que deem semente, e árvores frutíferas que deem
frutos segundo a sua espécie... Povoem-se as águas de enxames de seres
viventes....Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie. Mas com
relação ao homem é dito: Criou Deus,
pois, o homem...
3.
O Homem foi criado como um Tipo
Divino: Cada ser criado
foi feito segundo a sua espécie, as aves, peixes, e demais animais. Eles eram
tipificações deles mesmos, mas o homem não se enquadra em nenhum desses casos. O homem foi criado tipificando a Deus:
Façamos o homem a nossa imagem e semelhança... Obviamente, guardada as
devidas proporções!
4.
Dois elementos diferentes na Natureza
Humana: O corpo foi
criado a partir da matéria, do pó da terra, uma matéria preexistente. A alma
foi uma produção direta de Deus, sem nada preexistido, mas sendo produzido pelo
sopro do SENHOR. O que revela que o homem foi criado com dois elementos que o
compõem: corpo e alma.
Considerações Gerais
Para entender a essência do homem é
preciso partir do pressuposto correto, que Deus como Criador do homem, e este
criado a imagem e semelhança do seu Deus! Acreditar que o homem é fruto de uma
evolução da matéria ou algo parecido é desprezar o Criador e a sua criatura.
Age justamente contrário ao que pensam os evolucionistas ateístas, o homem é
menosprezado nesta visão e reduzido a um animal evoluído! Já na visão bíblica,
o homem tipifica a Deus, expressa a imagem do Criador! Obviamente, antes da
Queda! Após a Queda os crentes verdadeiros serão restaurados ao status de
realeza em Cristo, de forma consumada, e então, será manifestado o que
realmente somos!
Voltemos os nossos olhos para essa
grande verdade e louvemos ao Senhor por nos revelar esse fundamento seguro para
a interpretação correta de nós mesmos. Somos recriados em Cristo, o que seremos
plenamente, ainda não foi manifesto ao mundo, mas um dia será! Continuemos a
nossa firme e certa caminhada olhando para o autor e Consumador da nossa fé,
Jesus Cristo, o segundo Adão (Hb 12. 1-3)!
Márcio
Willian Chaveiro
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