sábado, 19 de setembro de 2015

RESPONDENDO AO CHAMADO DE DEUS


            Vivemos dias difíceis para a prática da fé pura e simples, conforme o verdadeiro Evangelho! Responder ao chamado de Deus progressivamente tem sido mais difícil a cada ano, devido as mudanças sociais e culturais que batalham contra as nossas convicções. Os valores morais e éticos têm se tornado relativos e existe um esforço mundial para remover todos os traços do cristianismo no mundo. Existem quatro principais frentes de combate a nossa fé: a) o ateísmo moderno[1], que milita para impedir que seja permitido a expressão de nossa fé em locais públicos, transformando esse direito de ter religião em apenas algo privativo; b) o comunismo que deseja exterminar da sociedade qualquer vestígio de valores do cristianismo, por entender que esses valores impedem a revolução social e política que defendem; c) as feministas que consideram o cristianismo machista e sectário, divisor de classes, que causa desigualdade ente os direitos dos homens e das mulheres.
            Como responder ao chamado de Deus em tempos tão opressores? Primeiramente é preciso definir o que é chamado, para então, saber o conteúdo desse chamado. Somente as ovelhas de Cristo ouvem esse chamado e responde afirmativamente (Jo 1027). Ele nos chamou de onde e para aonde? São perguntas que precisam ser respondidas biblicamente. Desenvolvei argumentos que visarão responder essas questões de forma sucinta.
Ele nos Chamou de Onde?
A Bíblia diz que todos os homens após a Queda de Adão, estão mortos em delitos e pecados (Rm 3. 23). Não existe justo por natureza, através do primeiro Adão veio o pecado e a morte (Rm 5.12). Toda a nossa natureza humana foi afetada pelo pecado: a nossa razão, a nossa vontade, as nossas emoções, os nossos desejos, o nosso corpo, tudo em nós foi atingido pelos efeitos da Queda! Carregamos ainda a imagem de Deus, contudo, desfigurada pelo pecado.
Contudo, após a Queda de Adão, o Senhor prometeu um Redentor, um segundo Adão, um segundo representante, que levaria sobre si a culpa dos representados, e pagaria a dívida que pesava sobre nós, Cristo (Gn 3.15; Is 53; Rm 5. 10-11; Cl 2. 13-15). A reconciliação do homem é feita por meio desse Mediador Justo! Por isso Paulo afirma que antes da graça nos alcançar, estávamos mortos em delitos e pecados, andávamos conforme o mundo, o Diabo e as inclinações da carne, mas por causa do grande amor Redentor do Senhor, recebemos vida, e fomos recriados em Cristo para a justiça e santidade (Ef 2.1-10)!
Ele nos chamou de onde? Das trevas! Da morte espiritual! Da escravidão do mundo e do Diabo! Da escravidão de nós mesmos! Por essa razão Cristo afirmou que ao conhecer a verdade, somos verdadeiramente livres (8.32)! Livres do que? Da escravidão do pecado, da nossa vontade contrária à de Deus! O Senhor nos chamou das trevas e transportou para o reino do seu Filho (1.13), fazemos parte de um Reino justo e Santo, o Reino de Cristo! Como viver nesse mundo de trevas, como cidadãos desse Reino? A vida cristã se resume apenas na relação com Deus e sua igreja? Ou somos exortados a impactar o mundo com o Evangelho, influenciando a cultura e a sociedade com a Verdade? O próximo ponto tratará disso.
Ele nos Chamou para Onde?
Qual o destino, o alvo desse chamado? O apóstolo Paulo responde (Fl 3. 12, 14): ...mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus...prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. O alvo é nos tornar semelhantes a Cristo! O autor aos Hebreus diz mais claramente (12.2): olhando firmemente para o autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Em Cristo a imagem de Deus em nós que foi desfigurada pelo pecado, é progressivamente restaurada a medida que nos santificamos! A santificação é imperativa para todo o crente (Hb 12.14): Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
O caminho da santificação, da restauração da imagem de Deus em nós, é o andar com Cristo diário (Mt 11. 28-30). Esse andar envolve três aspectos básicos: espiritual, social e cultural. A totalidade da vida é resumida nessas três áreas. Quando o Senhor Jesus afirma que devemos ser sal e luz no mundo (Mt 5.13-16), não envolve apenas o evangelismo como a maioria dos cristãos entendem, todavia, está envolvido tudo que nos relacionamos de alguma forma. Não somos chamados para ser expectadores do nosso tempo com suas mudanças sociais e culturais, mas somos chamados para ser agentes transformadores! Somos chamados para fazer a diferença nesse mundo em trevas, de influenciar a sociedade e a cultura com a visão do Evangelho!
Deus não chama apenas jovens para serem pastores e influenciadores na igreja, na cultura e na sociedade. Ele chama jovens para serem: psicólogos, filósofos, cientistas, professores, advogados, juízes, políticos, poetas, músicos,... para que usem suas vocações para a glória de Cristo! Todavia, exercer essas vocações não é apenas dar um bom testemunho, ser justo, honesto, no exercício da profissão. Fazer isso é obviamente uma clara obrigação de todo crente, independente da profissão que executa. Mas, exercer corretamente a vocação para a glória de Cristo é muito mais que isso, é lutar com todas as forças para construir uma cultura e sociedade sob alicerces bíblicos. O que deduzimos de tudo isso, é que a causa da nossa sociedade e cultura está tão distante da verdade, da justiça, da moral cristã, é porque falhamos em nossa função como cidadãos do Reino de Cristo! Não temos obedecido a ordem de sal e luz no mundo e por isso temos sido pisados pelos homens! O que podemos fazer? Nos arrepender e fazer o que devemos de acordo com o nosso chamado e vocação!
Considerações Gerais
            Você jovem cristão é desafiado a viver o Evangelho em todas as áreas da sua vida! Sua vocação, sua vida, suas forças, seu entendimento, pertencem a Cristo! Deus o colocou como cidadão do Reino para ser sal e luz no mundo, sendo um agente modificador da cultura e transformador da sociedade nos moldes da Escritura.
            Sua vida profissional não é desassociada da vida cristã. Não existem departamentos em nossa relação com Deus, tudo que nos envolve como seres humanos, é para Ele! Prestaremos conta da nossa vida como um todo ao Senhor, e não apenas a vida espiritual, mas a vida social e cultural! Temos que ter uma vida coesa, coerente em todas as áreas e não dividida, departamentalizada! Viva para a glória de Cristo na sua vida pessoal, na igreja, no trabalho e nas relações sociais! Influencie o mundo com o Evangelho, com seus valores morais e éticos! Pregue o Evangelho, todavia, contribua para construir uma cultura e uma sociedade mais justa, mais ética, mais coerente com a Verdade, que é Cristo!
Pastor Márcio Willian Chaveiro



[1] KELLER, Timothy Keller, A Fé na Era do Ceticismo, Vida Nova, p.31

Nenhum comentário:

Postar um comentário