quinta-feira, 22 de outubro de 2015

EXISTE SENSUALIDADE NA IGREJA? SE EXISTE, O QUE FAZER?


            É um tema que pode causar incomodo para muitos leitores que utilizam desse recurso ou que acha que na igreja não existe essa realidade! Mas minha intenção é realmente provocar uma reação, mesmo que no final não produza o efeito esperado em todas as pessoas que lerem, mas pelo menos, algumas poderão ser levadas a correta reflexão sobre o assunto.
            Vou desenvolver esse artigo respondendo essas perguntas: O que é sensualidade? Existe essa prática nas igrejas? Se existe, o que a Bíblia diz sobre esse assunto? E se a Escritura fala e condena essa prática, quais as consequências desse pecado se não for tratado no ceio da comunidade cristã? Ao descobrir a existência desse problema, o que é preciso fazer? Essas e outras perguntas serão respondidas singelamente nesse artigo.
O que é Sensualidade?
            De imediato podemos achar que a sensualidade esteja ligada diretamente a vestimenta. Contudo, isso não é verdade, a sensualidade está ligada a alma! Como assim? A roupa, o jeito de olhar, de sentar, de gesticular, é resultado natural da sensualidade plantada no coração!
A visão que o mundo tem de sensualidade é que a mulher sensual não é aquela que só veste roupas curtas, que se senta de uma forma provocante, ou olha de forma diferente, mas aquela que se sente sensual, se sente atraente e explora isso![1] Logo, os ímpios pregam o desenvolvimento da sensualidade na alma, no coração, para que seja expressada nos atos e nas roupas. Sensualidade do ponto de vista de definição é viver sensualmente, ter um caráter sensual.[2]
A Sensualidade é uma Prática Presente na Igreja?
            Na igreja temos pessoas salvas pela graça que viviam antes de serem alcançadas de formas variadas e práticas variáveis. Algumas vivam moralmente corretas devido a criação que tiveram, a educação escolar, mas outras tiveram uma educação liberal, ou mesmo que tenham sido bem-educadas, não viveram de acordo com essa educação familiar, se entregando a todo tipo de práticas imorais. Naturalmente para as últimas se libertar de todo tipo de prática imoral é muito mais difícil do que para aquelas que nunca tiveram tão envolvidas.
            Muitos crentes vivem em meio a ímpios imorais, convivendo diariamente com conversas, gestos e práticas sensuais. Suas mentes são envolvidas progressivamente nesse processo e se não forem firmes, serão levados a praticamente a concordar e achar normais o que não pode jamais ser considerado normal.
Mas pergunto: tudo isso justifica a sensualidade de alguns crentes na igreja? É lógico que não, as pessoas não são produtos do meio que vivem, mas produtos de suas próprias escolhas e desejos que as governam! Ninguém é forçado a pecar pelo meio que vive, ou pela história que teve. A Bíblia diz que devemos despir do velho homem progressivamente, e nos revestir do novo homem que se reveste em santidade (Ef 4.22-24). O crente verdadeiro deve independente de sua história anterior a conversão, buscar se livrar de tudo aquilo que o leva a pecar e fazer os outros tropeçarem.
Temos presenciado em nossa geração muita influência mundana na igreja, e a sensualidade é uma delas. Não podemos ser legalistas e estabelecer o estilo roupa santa,  como muitos já fizeram e nunca produziu santidade! Contudo, o bom senso deve prevalecer no uso adequado da roupa. A roupa é o maior instrumento de propagação da sensualidade! Infelizmente não é incomum irmãs utilizarem roupas com decotes que expõe os seios, saias curtas que mostram demasiadamente as pernas, ou calças apertadas que delineiam o corpo! Essas vestes criam um constrangimento para os homens que querem fugir da aparência do mal, e uma indignação de muitas esposas que sentem agredidas. Portanto, esse comportamento nas igrejas gera sérios problemas de relacionamentos e abre portas para todo o tipo de pecado moral!
 O que a Bíblia diz?
A Bíblia é categórica em afirmar que a imoralidade deve ser abandonada pelo crente, seja a forma que ela se manifeste, e que devemos andar como filhos da luz (Ef 5. 8). As obras imorais das trevas devem ser reprovadas por nós (Ef 5.11-12). Devemos fugir das paixões carnais, porque se não fizermos isso, elas nos dominam e escravizam, mas devemos manter exemplar o nosso procedimento entre os ímpios (1Pe 2. 11-12). As mulheres devem ser adornadas com a comunhão incorruptível com Cristo, revestidas de um espirito manso e santo (1Pe 3.4). Tudo que fazemos, quer seja comida, bebida, ou vestimos, deve ser para a glória de Deus, não sendo pedra de tropeço para os outros (1Co 10. 31-32).
O Senhor Jesus disse que toda imoralidade procede do coração e se manifesta nas ações (Mt 15. 17-20). O que deve ser tratado é o coração, a santidade deve ser exercida de dentro para fora! Se existe propósitos sensuais é porque o coração já está em pecado e busca uma oportunidade para executar os intentos!
Quais as Possíveis Consequências da Sensualidade na Igreja?
Muitos atos pecaminosos podem surgir de uma vestimenta sensual, de um olhar sensual, de procedimentos sensuais! Jovens rapazes podem ser levados a fornicação, homens casados podem ceder à tentação do adultério, com isso, jovens promissores na vida cristã são desviados moralmente, casamentos são desfeitos, famílias são destruídas e relacionamentos são rompidos!
São profundamente danosos atos sensuais na igreja! Somente pela graça e misericórdia de Deus estas coisas não acontecem com maior frequência. Conheço vários casos de traição que começou justamente por essas ações sensuais provocativas. O pior de tudo isso é quando o marido não percebe ou não orienta a esposa a se vestir com decência, ou os pais não orientam a moça cristã a se vestir com roupas mais longas e menos reveladoras!
O que Fazer?
Se você descobriu que suas roupas e jeito de se portar é condenado na Escritura, o que precisa fazer é mudar de atitude e de mentalidade, o que a Bíblia chama de arrependimento. Sendo você crente, sua única postura deve ser de reconhecer que tem pecado e tem sido instrumento de tentação para outros! É preciso se auto avaliar diariamente e mudar os hábitos que antes de sua conversão eram normais no seu cotidiano. Guarde sua sensualidade para seu marido, ou se você é solteira, revele apenas para aquele que será o seu marido, no momento certo, ou seja, no casamento!
Se você tem sido tentado pelas roupas que a irmã está vestindo, ou com o olhar dela, fuja! Não tem outro método, ninguém é forte suficiente nessa área, faça como José no Egito ao ser tentado pela mulher de Potifar (Gn 39. 7-20). Evite situações que possam promover tentações, persevere na vigilância, pois a luta nunca cessará! Antes da nossa conversão oferecíamos os membros do nosso corpo para o pecado, agora devemos oferecer para a santificação (Rm 6.19).
Agora falo para você irmã, que tem observado as vestes de outras irmãs e tem se incomodado com isso. Primeiramente ore por essas irmãs, para que se arrependam! Em segundo lugar, olhe para suas vestes para ver se não estão também no mesmo nível de sensualidade, porque pode ser que esteja querendo tirar o cisco do olho delas e tendo no seu uma trava (Mt 7.1-5)! Em terceiro lugar, não fique fazendo propaganda da irmã para o seu marido! É possível que ele não tenha visto, mas depois que você comentar ele será tentado a ver, e pode ser que veja muito e goste! Ele será culpado de ceder à tentação e colherá consequências, mas você contribuiu para que ele fosse tentado, então, tome cuidado com o que comenta!
Concluo dizendo que essa realidade está presente nas igrejas em todos os lugares. A presença é justamente devido ao coração do homem que é pecador e corrupto! A vigilância deve ser constante e diária, não podemos baixar nossa guarda em nenhum momento para essa possível realidade! Lutemos pela santidade de nossas vidas e de nossas igrejas, para que vivamos dias de paz e de alegria no Senhor e não de tristeza e dor! Que ele nos ajude a caminhar em santificação, porque se a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12. 14).

 Márcio Willian Chaveiro



[1] http://fernandapauliv.com.br/receitas-para-dias-melhores/o-que-faz-uma-mulher-ser-sensual/
[2] http://www.dicio.com.br/sensualidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário