sábado, 31 de outubro de 2015

REFORMA PROTESTANTE OU HALLOWEEN?


Hoje comemoramos o Dia da Reforma Protestante e no Canadá, EUA, Irlanda e Reino Unido, a festa do Halloween. Países que outrora foram abençoados por Deus pelos efeitos diretos da Reforma Protestante, tiveram suas culturas construídas sob a Escritura, séculos depois desse movimento bíblico, abraçam festas pagãs, como o Halloween. Essa comemoração pagã não é exclusividade desses países, em muitas nações, essa festa pagã tem sido festejada, como em algumas partes do Brasil.
A questão que pretendo tratar nesse pequeno artigo é a “disputa” na mente dos crentes de celebrar e louvar a Deus pela Reforma Protestante ou participar “inocentemente” do Halloween. Teria algum problema espiritual participar do Halloween? Participar desta festa revela incredulidade, misticismo, imaturidade ou falta de conversão? Ou não tem nenhum problema a participação nessa festa, seria um exagero e fundamentalismo religioso condenar algo tão inocente e alegre, como a festa do  Halloween?
Primeiramente, quero falar da essência da Reforma Protestante. A Reforma surgiu em meio as trevas da ignorância da Idade Média, e rompeu tudo isso com a pregação do Evangelho, no século XVI! As pessoas tiveram acesso as Escrituras e por conhecer a verdade, foram libertadas do domínio religioso escravizador promovido pela Igreja Romana. A Reforma trouxe uma cosmovisão diferente daquele que prevalecia no mundo, libertando as pessoas da escravidão do pecado, e de uma religiosidade vazia. Os países de primeiro mundo, devem muito a herança da Reforma e nós hoje podemos ler abertamente as Escrituras e cultuar a Deus livremente, muito em razão do que Deus fez através desses reformadores.
Nessa mesma data se comemora nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido o Halloween, países anglo saxões. Embora essa festa tenha sua origem no catolicismo romano, com a festa de todos os santos, no dia 01 de novembro, ela absorveu a culta celta e passou a ser comemorada no dia 31 de outubro, onde se prega que os espíritos dos mortos naquele ano procuravam corpos para habitarem por mais um ano. Por isso as pessoas se vestem de fantasias e usam tochas para impedir que esses espíritos as possuam.[1] Nessa data, os espíritos retornam e amaldiçoam as colheitas, por essa razão podemos ver sempre a festa associada a abobora e colheitas.[2] Mas o que é essencialmente essa comemoração em nosso tempo? Segundo um site, o Halloween essencialmente fala de contato com os espíritos dos mortos, fadas, bruxas e até mesmo com o Diabo e os anjos demoníacos. Esse mesmo site, diz que Halloween é o contato com forças espirituais que ameaçam e aterrorizam.[3]
Cada vez mais outros países adotam essa festa, incluindo o Brasil. Muitos evangélicos acham normal uma festa pagã que essencialmente invoca o Diabo, os espíritos dos mortos e os anjos demoníacos! Essa realidade revela a ignorância, carnalidade, e misticismo que vive a igreja evangélica! Em um tempo que tudo é visto como normal e inocente, não é de admirarmos que muitos crentes achem natural participar dessa festa “inocente”!
Quero provocar você com essa pergunta: como um cristão verdadeiro, em sã consciência pode deixar de louvar a Deus pelo que fez no passado através da Reforma Protestante, em troca, celebra as forças das trevas com os pagãos? É possível que faça isso sem refletir, sem analisar as coisas devidamente. Mas entendo que participar dessa comemoração maligna revela a mediocridade espiritual em que a pessoa se encontra! É necessário que ocorra arrependimento, se for um cristão verdadeiro. Creio biblicamente que ao ser exortado pelas Escrituras, não continuará no erro, após refletir sobre ato pecaminoso de associação prática as obras das trevas!
O apóstolo Paulo escreveu para uma igreja que estava cercada por paganismo, por práticas imorais, para a igreja na cidade de Éfeso, e mostra qual deveria ser o procedimento desses irmãos que antes estavam mortos em delitos e pecados e foram alcançados pela graça (Ef 2. 1-10). Concluo minhas argumentações com o texto bíblico na referida carta, que por si só revela qual deve ser a postura do crente, louvar a Deus pela Reforma Protestante ou fazer parte da festa ao Diabo (Ef 5. 5-10):
Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idolatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas cousas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça e verdade. Provando sempre o que é agradável ao Senhor.

Márcio Willian Chaveiro




[1] http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A%20Historia%20do%20Haloween.html
[2] http://www.significados.com.br/halloween/
[3] http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201309/origem-do-halloween/

Nenhum comentário:

Postar um comentário